Hoje trago mais um assunto da Teoria Musical e vamos falar das Escalas Diatônicas e suas aplicações na música em geral.
Tenho trazido para o site diversos assuntos que podem te ajudar a aprender guitarra e aperfeiçoar seu conhecimento dentro da música.
Tudo o que tenho publicado aqui, a grande maioria tenho abordado em minhas aulas ao longo destes anos como professor de guitarra.
Já mencionei aqui sobre outros temas da teoria musical e se não chegou a ver, você pode conferir:
- Você sabe como ler as cifras e os acordes?
Então vamos, tome nota e vamos iniciar falando sobre mais esta teoria de apoio.
Escalas diatónicas são escalas formadas por 7 notas com uma ordem específica de intervalos (a 8ª nota sendo a repetição da 1ª).
Como uma escala diatônica possui sete notas, o primeiro e o último som serão de mesma nota com o dobro de vibração.
Um exemplo de uma escala diatônica é a Escala Maior, onde teremos uma ordem especifica dos intervalos da seguinte forma:
![Teoria musica - Estrutura da Escala Maior e seus intervalos]](https://www.fernandogodoy.com.br/wp-content/uploads/2021/02/2021.02.20-Escalas-Diatonicas-Estrutura-intervalos-escala-maior.jpg)
De maneira prática, podemos ter como exemplo a Escala Maior de Sol:

Uma escala diatônica gera sempre uma tonalidade, sempre ok?
No caso do nosso exemplo anterior, a escala diatônica de Sol ou simplesmente a escala de sol maior (comumente encontrado desta forma) gera a tonalidade de sol maior.
Logo, o tom da escala de sol maior é sol. Pode parecer meio óbvio, mas interessante deixar claro isto.
Além da Escala Maior a Escala Menor Natural é uma escala diatônica. Se repara em sua estrutura, ela possui as mesmas características que mencionamos anteriormente.

E o mesmo irá ocorrer com a 8ª nota sendo a repetição da primeira. Exemplo de Lá menor:

Você já pode ter ouvido sobre este assunto da teoria musical em algum lugar, mas provável que deve ter desistido ou deixado de lado por parecer complexo.
Mas é mais simples do que parece. O circulo das quintas nada mais é do que uma representação visual do que irá representar as tonalidades ou as representações das mesmas na pauta.
Então a ideia é que, partindo de Dó maior tenhamos em ciclos de 5 notas a representação da próxima escala.
No sentido horário irá encontrar as escalas com sustenidos (#) e anti-horário as escalas em bemol (b).
Um exemplo no sentido horário, Dó e 5 notas acima Sol. Então, próxima escala maior será a de Sol Maior com um sustenido.
Próxima escala partindo de Sol seria o Ré com dois sustenidos, e após Lá com 3 sustenidos e assim por diante.
Veja o infográfico dos ciclos das quintas:

Simples não? De uma maneira geral é mais um conhecimento teórico que vão te ajudar a compreender melhor muitas coisas dentro do instrumento.
Isto não quer dizer que você deva ter isto para tocar, não se preocupe. Este conhecimento irá apenas te auxiliar como falei nos estudos.
Um grande exemplo da aplicação disto é, se tiver em mente isto, vamos supor que esteja tocando uma música em D maior.
Como ele pode te ajudar neste cenário? Se o tom está em ré maior, já conhecemos sua menor relativa, que no caso é o Si Menor (Bm) e sabemos também que a escala de ré maior possue dois sustenidos (Fá# e Dó#).
Então na pratica, ele irá te ajudar nisto e com muitas outras questões, como no caso do estudo da harmonia dentro da improvisação ter isto na mão é essencial.
Então por hoje é isto que queria passar para você e até a próxima.