O guitarrista do Deep Purple Steve Morse deixou a banda de vez, após ter anunciado que iria se afastar de maneira temporária.

O fato foi publicado em março, quando em março deixou temporariamente a banda para ficar próximo de sua esposa, na luta contra um cancêr.

Neste tempo, o guitarrista que o substituiu na banda foi Simon McBride, que já havia feito outros trabalhos como Belfast e também alguns trabalhos solo.

Steve Morse fazia parte da banda desde 1994, o qual gravou oito álbuns de estúdio e realizou diversas turnês com a banda.

Quando anunciou sua saida, o que foi revelado foi que devido ao quadro de saúde de Janine, sua esposa, com um cancêr não especificado já em estágio 4, diga-se de passagem, o mais agressivo.

A nota do Deep Purple foi:

O Deep Purple anuncia que Steve Morse vai se afastar da banda, tendo sido seu guitarrista por mais de um quarto de século.
As circunstâncias pessoais de Steve tornaram impossível para ele se comprometer com a agenda da banda ao longo de 2022 e além. Há alguns meses, Steve compartilhou abertamente com os fãs da banda o triste fato de sua esposa, Janine, estar lutando contra um câncer e, em suas próprias palavras, ‘eu simplesmente devo estar lá com ela’. Steve fará muita falta para a banda, equipe, empresário, gravadora e todos aqueles que tiveram o prazer de trabalhar com ele ao longo dos anos.
Steve sempre foi extremamente grato pelo apoio e amor dos fãs do Deep Purple em todo o mundo.”

E realmente é uma pena, depois de tantos anos é impossível imaginar a banda sem o Steve Morse, aliás nem dá para lembrar de seus antecessores.

Mas já passaram pela banda Ritchie Blackmore, Tommy Bolin e Joe Satriani (sim, eu também não conhecia esta fase do mestre Satriani).

Então, não resta dúvidas que não ficará uma tarefa tão simples para o substituto do Steve Morse, mesmo porque o seu estilo é único.

Aliás, pretendo em breve incluir alguns licks do Steve Morse em nossas aulas no canal do Youtube para você tocar.