Vou iniciar uma série de artigos sobre Organização do Estudo no Instrumento a partir deste mês.
Embora possa soar meio repetitivo este tema, com o tanto que observo de pessoas que se queixam de não conseguir tempo para estudar ou praticar o instrumento é assustador.
Muitos são os motivos, já falei isso por aqui em outras oportunidades, que pode conferir em como aproveitar melhor seu tempo de estudo.
Vou deixar alguns tópicos para reflexão e em breve, teremos mais sobre o assunto por aqui.
Embora hoje o tempo esteja escasso, é necessário criar uma rotina de estudos. Não adianta estudar 10 horas no sábado e esquecer o instrumento pelos próximos 15 dias.
Lamento dizer, mas todo o esforço de exercícios de um dia foram em vão!
Quando iniciei meus estudos na guitarra, era praticamente impossível encontrar material, não tinha acesso à Internet. De certa forma, isto foi muito bom!
Tinha uma rotina de estudos de 8 horas / dia. Imagine o que estudar neste período, da pra tocar de tudo. Ai está o problema e confesso que enfrentei isto por alguns anos.
Não adianta tocar por tocar, sem um foco não irá a lugar algum.
Então a primeira coisa mais importante na hora de planejar a organização do estudo no instrumento é ter em mente um roteiro do que vai estudar.
Não canso de repetir isto para qualquer um e com você não será diferente. Vai estudar? Sério? Pra valer? Então meu amigo, desligue a droga do celular!
Canso de ver isto na maioria dos alunos que já tiveram aulas por aqui. Esta praticando algum exercício por 2 minutos e recebe notificação no telefone. Acabou o treino, infelizmente.
Este item é muito importante: Paciência. Quer realmente tocar em um ano igual ao Yngwie Malmsteen com um método infalível? Me indica por favor, eu também quero conhecer.
De resto, é sentar o bundão na cadeira e praticar com o metrônomo.
Não adianta querer pular etapas, se quer realmente evoluir, pagar o preço é preciso e a conta é dedicação.
Concluindo, sem dedicação, seja qual área for, não há como chegar a lugar algum. Com a música não seria diferente. Se você acha útil este post, deixe seu comentário aqui embaixo.