Esta sem dúvidas é a pergunta mais frequente que ouço em todas as aulas de guitarra ou em quase todas que leciono: Como Aproveitar melhor meu Tempo de Estudos?
Entre tantas atividades que praticamos, coisas que de fato precisamos nos dedicar, tarefas rotineiras que consomem nosso tempo, estudar guitarra é praticamente um luxo para muitos.
Organizei alguns itens em como aproveitar melhor meu tempo de estudos que, em meu ponto de vista, podem ser úteis para maximizar seu momento de estudos não só como guitarrista, mas acredito que isto pode servir para a vida.
Por falar em itens que estou organizando aqui, comecei a escrever toda quinzena dicas, algumas aulas comentadas e muito mais. Se não conferiu o ultimo assunto, você encontra aqui em Dicas - Pedalboard: por onde começo.
Este é um principio que geralmente uso para tudo o que quero fazer. Antes de mais nada, vamos definir bem qual será o foco de nosso estudo e onde queremos chegar com tudo isso que estaremos dispostos a investir tempo praticando.

Com tanta informação disponível hoje em dia, materiais todos a sua disposição fica meio difícil saber o que realmente estudar ou pior, por onde começar.
As mais variadas técnicas e estilos estão à sua disposição: palheta alternada, tapping, hybrid picking, legatos, etc.
Então, procure um assunto que gostaria de desenvolver e mantenha o foco nele. Lembrando que, equilíbrio é importante.
Por exemplo, se você acredita que domina bem a palhetada alternada, procure outros assuntos para desenvolver.
Assim como nas atividades físicas, se você faz uma série de 30 minutos de caminhada hoje e nos próximos dias nada, o seu problema está aqui.
E não adianta ter aquela compensação extra do dia seguinte e fazer uma hora a mais porque não fez no dia anterior. O efeito disso é catastrófico!
Você acabará não exercitando fisicamente e muito menos mentalmente alguns movimentos importantes para assimilar o assunto que está praticando.
A guitarra ou qualquer outro instrumento, ao contrário do que se pensa, não é questão de talento ou um dom e sim de repetição e esforço.
Quem é ou foi meu aluno sabe que, um fato interessante que sempre enfatizo nas aulas de guitarra é, relembrar sempre alguns assuntos que podem estar na "gaveta" há um tempo.
Existem exercícios, escalas, arpegios que você provavelmente conseguirá evoluir depois de um bom tempo de repetição, seja uma semana, um mês, um ano ou mais. Então volto a enfatizar, a rotina e a repetição aqui serão suas aliadas.
Este aqui é um fato que você não precisa ser muito gênio para sacar. Sim, elas são uma ótima ferramenta para divulgação, aprendizado, mas é um dos vilões quando o assunto é gestão de tempo principalmente dos estudos.
Não adianta dizer que consegue conciliar os dois. Você está se enganando.
Eu sempre digo que, estudar requer concentração. E concentração é a sua capacidade de se desligar de todo o resto que está ocorrendo à sua volta e focar naquilo que você precisa aprender.
Portanto, uma das dicas mais preciosas que deixo em como aproveitar melhor meu tempo de estudos é desligue seu celular, esqueça sua namorada, dane-se o jogo de futebol e vá palhetar suas cordas.
Sim divirta-se! Pegue dentro do assunto que está estudando, como falei anteriormente, e busque guitarristas que utilizam em suas músicas o assunto estudado.
Saia da caixa: nas músicas de suas bandas preferidas, veja formas de utilizar esta técnica. Tente tocar sempre dando uma leitura diferente para a mesma música.
O estudo não deve ser uma obrigação. Quando ele for, recomendo que largue tudo e vá fazer o que te dá prazer!
E qual tem sido sua rotina de estudos geralmente? Gostaria de ouvi-lo. Comente aqui e terei o prazer em responder sua dúvida. Valeu!