Já falei anteriormente nas dicas de estudo para guitarristas sobre formas de estudo e hoje, irei abordar outro tema está relacionado: Foco e disciplina.
Talvez você ainda não chegou a ler os artigos anteriores, então vou deixar listados aqui:
Para mim tem sido uma experiência e tanto a rotina diária de estudos, sempre visando atualizar a técnica em função do que estou tocando (repertório).
Já mencionei anteriormente também o que penso sobre, e acredito que estudar técnica, o único motivo para tal é para agregar a seu som.
Mas, voltando ao tema como aliar o Foco e Disciplina na minha rotina diária? Vejamos.
Para aqueles que não sabem, minha profissão não é a música, embora ganhe dinheiro com ela, não vivo fulltime da música.
Porém, minha relação com a música e compromisso é o mesmo ou até maior do que com meu trabalho formal.
Como sempre, muitas horas de ensaio, estudo, planejamento e dedicação para no final das contas, às vezes não ganhar nada financeiramente.
Mas o que outra área me ensinou e muito é sobre manter o foco e disciplina.
Muitas vezes, mesmo você sendo o melhor profissional do mundo, nem todos os dias são iguais. Você é humano. Existem altos e baixos por qualquer motivo que seja, vida pessoal ou até mesmo saúde.
Enfim, mesmo com estas situações adversas, você precisa continuar não? E é neste ponto que isto tudo me ajuda a refletir sobre a música.
Existem dias que, olho pra guitarra, não da vontade de fazer nada. Alias, existem dias que dá vontade mesmo de vender tudo e desistir (quem nunca).
Mas isto tem sido uma lição importante pra mim e nisto queria compartilhar com vocês.
As vezes temos situações que operamos no chamado piloto automático da vida, fases turbulentas, emprego, escola, família, etc.
E quando não tem jeito de largar e precisamos encarar aquilo? É ai que mora a ferramenta que carrego para vida: Foco e Disciplina.
O que preciso fazer? O que realmente necessito? Então, foco nisso e entrego. Amanhã é um novo dia, iremos ter outros desafios.
Pode parecer uma solução reativa, mas compreenda, funciona perfeitamente em qualquer coisa que desejar fazer.
Há uns anos atrás, lendo o livro Mindset da Dra. Carol Dweck, e uma das partes que me chamou atenção.
Esta parte foi a capacidade em resolver problemas com o foco e a solução é bem simples: faça pouco, mas sempre faça.
E o que posso concluir com isso: é o mesmo para a guitarra no longo prazo, a consistência. Fazer um pouco a cada dia que com o tempo, o resultado virá. Não adianta fazer muito hoje e amanhã nada.