Na cena do Rock Progressivo, hoje vamos falar da guitarrista Nili Brosh e seus trabalhos e analisar um pouco sobre sua brilhante carreira musical.

Nili é israelense naturalizada americana recentemente e ficou conhecida na banda The Iron Maidens, famosa banda tributo do Iron Maiden.

Além disto, é graduada pela Berklee College of Music onde se formou em 2009 e onde iniciou a lecionar nos programas de verão para guitarra (Summer guitar Lessons).

E não à toa, começou a performar com os principais músicos da cena que provavelmente você irá ficar impressionado, assim como eu quando conheci seu trabalho.

Andy Timmons, Tony MacAlpine, Paul Gilbert, Guthrie Govan, Stu Hamm, Jennifer Batten, The Aristocrats e muitos outros nomes que poderia ficar dias aqui mencionando.

Atualmente tem 3 albúns gravados e vamos comentar cada um deles a seguir.

Through The Looking Glass

Through The Looking Glass

Este é o seu solo inaugural da carreira de 2010, onde você pode perceber claramente os refinados elementos do rock progressivo logo de inicio, na faixa Lost in Suburbia e Hat Tricks.

Pra quem gosta dos estilos dos acordes que dão aquela entortada na mão, vão perceber algo que lembra o Alan Holdsworth em Hat Tricks.

Through The Looking Glass a música tema do albúm também cheia de surpresas bacanas e agradáveis de muita sensibilidade musical.

Uma bela lembrança da influência do Steve Vai em Wafer também achei genial. Typsy Gypsy, para mim, a música mais power do álbum.

Ouça o álbum nos streams ou se preferir ouça o Through The Looking Glass no Spotify.

A Matter of Perception

A Matter of Perception

A Matter of Perception foi lançado em 2014 e para mim marca a total maturidade de sua carreira músical.

Você pode perceber logo na primeira faixa que a forma de tocar mudou totalmente do primeiro álbum. (Acredito que tenha com certeza grande influência de seu trabalho com o Tony MacAlpine).

Na minha humilde opinião, o tema mais bonito do álbum é o Adaptable Creatures, além claro da faixa título do álbum.

Bom, sem mais palavras, confere o álbum A Matter of Perception no Spotify  e tire suas conclusões.

Spectrum

Spectrum

Este álbum traz outros elementos para a música de Nili e a faixa 1, Cartagena já demonstra isso com a Cúmbia, tipicamente colombiana e outros países aqui da América do Sul, inclusive no Brasil no estado do Pará.

E isto continua na faixa seguinte Andalusian Fantasy já com uma salsa incorporada ao tema. E vai perceber ao longo do album uma volta ao mundo em diversos estilos musicais.

Recomendo que ouça e entenda também o album Spectrum no Spotify.