Na ultima terça-feira (06/10), fomos surpreendidos com a notícia do falecimento do mestre Eddie Van Halen (1955-2020).
Realmente o ano de 2020 está sendo duro para a música em muitos aspectos, e estas perdas significativas desanimam.
Mas não vim aqui escrever aqui de coisas tristes e sim tentar exaltar o legado que o Van Halen nos deixou e lições podemos tirar disso.
Há muito tempo se falou da era “Pré Hendrix / Pós Hendrix” e diria que a grandeza do Van Halen é um forte divisor de aguas no mundo da guitarra: “Era Van Halen”.
Além dos tappings, muitas vezes erroneamente atribuídos a sua autoria – mas confesso que ele elevou o conceito da técnica para o instrumento – é responsável pela criação de diversos sons que hoje conhecemos e graças a seu bom gosto, ficou registrado em suas músicas.
Eddie provou também ser um músico versátil quando trabalhou com Michael Jackson, um dos cantores mais exigentes já conhecidos não só por questões musicais, mas um showman.
Para falar de equipamentos, eternizou para o rock’n roll o som do pedal Phaser e vários outros equipamentos que foram construídos com sua contribuição, como os cabeçotes 5150, as guitarras EVH entre muitos outros.
Bom, as obras do mestre Eddie falam por si só e dispensam apresentações e separei esta lista de obras do Van Halen que pode ser de seu interesse.
Agora, se você é daqueles fãs mesmo de carteirinha, a biografia em fotos do rei também é uma ótima pedida.
Há uns anos atrás, praticando para uma gig, acabei registrando minha homenagem ao mestre lá no meu perfil do Instagram. Se não segue, aproveite para conhecer.
Com a Wastelands, estamos preparando um split cover em homenagem ao ícone do rock.
E como tinha falado no post, preparamos junto com a Wastelands o cover e nosso tributo ao mestre da guitarra Eddie Van Halen. Confira:
Esperamos sua inscrição no canal e apoio a nosso trabalho compartilhando este vídeo. Vlw