Época de férias chegou e as vezes com todos os eventos de final de ano sua guitarra pode ficar uns dias encostada (horror) e separei algumas dicas de manutenção para evitar alguns problemas futuros.
Geralmente no inicio do ano, aparecem na oficina de luthieria alguns instrumentos com típicos problemas relacionados a isto.
Então resolvi separar algumas dicas de manutenção para que você possa evitar estes e outros problemas que no futuro podem ficar caro.
Se você tem um instrumento de corda - não necessariamente hoje escrevo apenas para guitarristas - isto pode ser útil. Vou esperar seu comentário caso isto te ajudou de alguma maneira.
A primeira coisa que imaginamos quando vamos passar um temporada longe do instrumento e vamos deixa-lo parado é em remover o máximo de coisas possíveis dele e guardar.
Com as cordas isto não é diferente. Principalmente porque depois de muito tempo, com ou sem uso elas vão enferrujar e isto pode levar a problemas ainda maiores, como a corrosão do hardware (tarraxas, pontes) e até mesmo os trastes.
No entanto, ao contrário do que possa acreditar, tirar as cordas não é muito legal, pois pode haver perda de peças e até mesmo para pontes fixas com trêmulo. Pontes com sistema Floyd não tem nem o que falar neh?
Há um tempo deixo algumas guitarras para trabalho específico e acabo apenas usando um ou duas no dia a dia.
Então, geralmente algumas ficam no backup para quando preciso. O que geralmente faço para guardar meus instrumentos e protege-los de suas cordas é o seguinte:


O passo a passo seria:
Outra dúvida muito comum é, guardar a guitarra na capa ou case ou pendurar num suporte?
Eu recomendaria nem um nem outro, mas o menos prejudicial com certeza seria um suporte com apoio para o corpo apenas.
Isto irá evitar possíveis deformações na escala, tanto na lateral (que são piores), retorcimento na escala, empeno do braço.
Os suportes de parece não são ruins, pois vão segurar o headstock tranquilamente sem forçar muito, mas você acaba tendo outro problema, principalmente em lugares muito úmidos.
Deixar o instrumento reagindo com o ambiente leva a todos os fatores que citei anteriormente, como empeno e deformações na madeira e também ferrugem no hardware.

Bom, é isto, espero ter ajuda de alguma forma e até a próxima!