Fala ae, tudo jóia! Espero que sim, deixo mais um artigo aqui, agora uma dica de Como tirar uma música na guitarra ou violão que queira tocar.
Minha velha mania de tratar o violão e a guitarra como semelhantes, mas desculpe, são instrumentos distintos, cada um com sua particularidade.
Mas, quando o assunto é tirar uma música, você consegue aproveitar a mesma ideia para os dois instrumentos.
Tome nota e bons estudos!
Não esqueça de deixar seu comentário e se este post foi útil, não deixe de compartilhar.
Vamos iniciar as dicas de como tirar uma música na guitarra ou violão seguinte a seguinte ordem cronológica:
Acredito que este é o maior segredo para tirar uma música na guitarra que queira de ouvido. Aliás, qualquer música, parto deste princípio.
Quando você memorizar a melodia, riff ou até mesmo a cadência dos acordes, fica mais fácil de executar ou transferir para o instrumento aquilo que ouviu.
Pode acontecer, mas a ideia é a mesma. Ouça diversas vezes o mesmo trecho para entender o que está ocorrendo na música.
Uma hora aquilo vai se transformar em melodia e vai conseguir identificar o som.
Uma outra estratégia que acredito que seja muito válida é mapear os compassos, trechos, repetições da música.
Isto ajuda a ter uma ideia dos trechos além de ter noção do total que já está pronta, ou seja, na hora de estudar ou praticar, você consegue dividir as partes e limpar os trechos que tem mais dificuldade.
Ah, muito importante! Se possível, escreve o que acabou de mapear.
Mesmo que você não conheça muito as técnicas utilizadas, ou até mesmo está iniciando no instrumento, mas é importante você identificar a sonoridade do que está ouvindo.
Seja um slide, ligados, sweep picking, intervalos, figuras rítmicas e todos os elementos que estão sendo executados na música.
Para o pessoal intermediário, identificar o modo que a música está sendo tocada, tonalidade, intervalos formados, etc.
Bom, agora que já fez os itens acima, está com tudo pronto para começar a praticar a música. Recomendo que inicie o treino à capela com um metrônomo.
Se conseguir se gravar tocando, melhor ainda! Isto porque pode corrigir alguns pontos posteriormente e tentar melhorar a execução de algumas partes.
Se achou muito difícil todas estas coisas que comentei acima, não tem problema! O que recomendo? Venha fazer aulas comigo. Montamos um repertório que queira tocar, e praticamos.
Além disto, demonstro as técnicas e elementos que vão te ajudar em um futuro breve não precisar de mim para tirar suas músicas. (Isto mesmo, sem enrolação)!
Me chame e marque sua aula. Se este post te ajuda de alguma maneira, deixe-me saber nos comentário abaixo. Vlw!